sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CONFERÊNCIA DE COPENHAGUE E O AQUECIMENTO GLOBAL!













A reunião aconteceu na DInamarca na cidade de copenhague aconteceu entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009 reunindo cerca de 170 paises para discutir o futuro do meio ambiente do nosso planeta.
A reunião de Copenhague é vista como uma oportunidade para se chegar a um novo compromisso sobre o clima antes do término do Protocolo de Kyoto, que entrou em vigor em fevereiro de 2005 e se encerra em 2012.
Os principais pontos a serem discutidos são sobre as mudanças climáticas e a negociação a respeito da redução da emissão de GÁS CARBÔNICO o principal gás causador das mudanças climáticas.
Os países também vão discutir a construção de um mecanismo para canalizar centenas de bilhões de dólares em ajuda para países pobres, ajudando essas nações a reduzir a emissão de gases de efeito estufa e aumentando as defesas contra enchentes, tempestades e elevação do nível dos oceanos.
OS EVENTOS CLIMÁTICOS DISCUTIDOS DURANTE A CONFERÊNCIA DE COPENHAGUE FORAM:
  • O aquecimento mínimo esperado para os próximos 100 anos é mais que o dobro do aumento de 0,6 grau centígrado registrado desde 1900.
• Eventos climáticos extremos têm sido mais frequentes; o nível do mar já subiu entre 10 cm e 20 cm em relação às médias do período pré-industria.
  • As projeções indicam que haverá contínua redução da cobertura de neve e aumento da profundidade do degelo nas regiões onde o solo é permanentemente coberto de gelo.
  • Um futuro de tempestades e inundações cada vez mais severas nas zonas litorâneas, crescentemente ocupadas, é provável e será ruim até mesmo nos melhores cenários das previsões.
  • A invasão da água do mar causada pelo aumento do seu nível poderá reduzir a qualidade e quantidade de água potável. Essa é uma das grandes preocupações, uma vez que milhões de pessoas já não têm acesso à agua potável.
  • As altas temperaturas poderão expandir o alcance de doenças transmitidas por vetores, como a malária, que já matam um milhão de pessoas anualmente, a maioria delas crianças.
È importante cuidarmos do meio ambiente para que todos esses impactos possam ser minimizados e o planeta não tenha que passar por essas previsões.
Essa foto foi feita para chamar atenção para as consequências do aquecimento global imagem feita por Reuters/Pawel Kopczynski fotógrafo polonês.
A conferencia ira resultar em grandes questionamentos para ajudar o nosso planeta a respirar mais aliviado, questões sobre o nosso meio ambiente definindo comnpromissos dos paises que participaram da conferência.

2 comentários: