segunda-feira, 22 de abril de 2013

Calendário astronômico de 2013

  •  Para quem está estudando para a OBA ai etá o calendário astronomico para o ano de 2013, aproveitem para utilizar o software estllarium para praticar!




    02 de janeiro, 3 - . Quadrantids Meteor Shower Os Quadrantids um chuveiro acima da média, com até 40 meteoros por hora em seu pico. Ele é pensado para ser produzido por grãos de poeira deixados por um cometa extinto conhecido como EH1 2003, que foi descoberto em 2003. O chuveiro é executado anualmente a partir de janeiro 1-5. Há picos deste ano, na noite da segunda e na manhã do terceiro. A segunda lua trimestre pode bloquear a maioria dos meteoros fracos deste ano, pouco ainda pode ser um bom show. Melhor visualização será um local mais escuro depois da meia-noite. Meteoros irá irradiar a partir das Bootes constelação, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 11 de janeiro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 19:44 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 27 janeiro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 04:38 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas adiantados como a Lua cheia do lobo porque esta era a época do ano em matilhas de lobos famintos uivava fora de seus campos. Esta lua também tem sido conhecido como o Velho Lua ea Lua Depois de Yule.
  • 10 de fevereiro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 07:20 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 16 de fevereiro - . Mercúrio em elongação oriental o planeta Mercúrio estará no seu ângulo mais afastado do Sol, conhecido como o maior alongamento. Ele estará no seu ponto mais alto no céu noturno depois do sol. Este é o melhor momento para tentar ver Mercury, uma vez que fica tão perto do Sol e não costuma subir muito alto acima do horizonte.
  • 18 fevereiro - . Conjunção da Lua e Júpiter A Lua vai passar menos de um grau do gigante planeta Júpiter no céu noturno. A lua do primeiro trimestre será a magnitude -11,9 e Júpiter estará à magnitude -2.4. Olhe para os dois objetos no oeste após o pôr do sol. A dupla será visível no céu noturno por cerca de 7 horas depois do por do sol.
  • 25 de fevereiro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 20:26 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas início como lua de Neve Completo porque a neve mais pesadas geralmente caiu durante esta época do ano. Uma vez que a caça é difícil, esta lua também foi conhecido por algumas tribos como a Lua Fome completa.
  • 10 de março - . Comet Pan-STARRS maior aproximação com o Sol recém-descoberto cometa Pan-STARRS fará a sua maior aproximação ao Sol em 10 de março. O cometa vai começar a ser visível no céu da manhã no início de fevereiro no hemisfério sul. Ela vai aumentar gradativamente em brilho até seu encontro com o Sol em 10 de março. Por esta altura já será visível no céu noturno no Hemisfério Norte. Pode ser visto imediatamente à esquerda do sol de ajuste. Ele continuará a ser visível no céu noturno para o resto de Março e no início de abril.
  • 11 de março - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 19:51 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • Décimo sétimo março - . Conjunção da Lua e Júpiter, a Lua vai passar cerca de um graus e meio do gigante planeta Júpiter no céu da noite. A lua do primeiro trimestre será a magnitude -11,4 e Júpiter estará à magnitude -2.2. Olhe para os dois objetos no oeste após o pôr do sol. A dupla será visível no céu noturno por cerca de 5 horas após o pôr do sol.
  • 20 de março - . Equinócio de Março equinócio de março ocorre às 11:02 UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e de noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia da primavera (Equinócio da Primavera) no Hemisfério Norte e no primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério sul.
  • 27 março - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 09:27 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas adiantados como a Lua Worm completa porque esta era a época do ano quando a terra iria começar a amolecer e as minhocas reapareceria. Esta lua também tem sido conhecida como a Lua Cheia Crow, a Lua Crust completa, ea Lua Seiva completa.
  • 10 de abril - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 09:35 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 14 de abril - . Conjunção da Lua e Júpiter, a Lua vai passar cerca de dois graus do gigante planeta Júpiter no céu da noite. A lua crescente será a magnitude -10,6 e Júpiter estará à magnitude -2.1. Olhe para os dois objetos no oeste após o pôr do sol. A dupla será visível no céu noturno durante cerca de 3 horas após o pôr do sol.
  • 20 de abril - . Day Parte 1 Astronomia Astronomy Day é um evento anual destinado a fornecer um meio de interação entre o público em geral e vários entusiastas da astronomia, grupos e profissionais. O tema do Dia da Astronomia é "Trazer Astronomia para o povo", e neste dia astronomia e observação de estrelas clubes e outras organizações ao redor do mundo irá planejar eventos especiais. Você pode descobrir mais sobre eventos locais especiais em contato com o clube de astronomia local ou planetário. Você também pode encontrar mais sobre o Dia da Astronomia, verificando o site pela Liga Astronômica .
  • 21 de abril de 22 - . Lyrids Meteor Shower Os Lyrids um chuveiro média, geralmente produzindo cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Ele é produzido por partículas de poeira deixadas por cometa C/1861 G1 Thatcher, que foi descoberto em 1861. O chuveiro é executado anualmente a partir de abril 16-25. Há picos deste ano, na noite da noite do dia 21 e manhã do dia 22. Esses meteoros às vezes pode produzir brilhantes trilhas de poeira que duram vários segundos. A lua quase cheia será um problema este ano, bloqueando todos, mas os meteoros mais brilhantes. Melhor visualização será um local mais escuro depois da meia-noite. Meteoros vai irradiar da constelação de Lyra, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 25 de abril - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 19:57 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos primeiros nativos americanos como o Pink Moon completa porque marcou o aparecimento da rosa musgo, ou Flox terreno selvagem, que é uma das primeiras flores da primavera. Este ano, ela também é conhecida como a Lua cheia Paschal, porque é a primeira lua cheia da primavera.
  • 25 de abril - . Partial Lunar Eclipse Um eclipse lunar parcial ocorre quando a Lua passa pela sombra parcial da Terra, ou penumbra, e apenas uma parte do que passa através da sombra mais escura, ou umbra. Durante este tipo de eclipse uma parte da Lua vai escurecer como ele se move através da sombra da Terra. O eclipse será visível na maior parte da África, Europa, Ásia e Austrália. ( NASA Mapa e Eclipse Informações )
  • 28 de abril - . Saturno em Oposição O planeta dos anéis será a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminado pelo sol. Este é o melhor momento para ver e fotografar Saturno e das suas luas. Um telescópio de tamanho médio ou maior vai permitir que você veja os anéis de Saturno e algumas de suas luas mais brilhantes.
  • May 4, 5 - . Eta Aquarids Meteor Shower A Eta Aquarids um chuveiro acima da média, capaz de produzir até 60 meteoros por hora em seu pico. A maior parte da atividade é vista no hemisfério sul. No Hemisfério Norte, a taxa pode chegar a cerca de 30 meteoros por hora. Ele é produzido por partículas de poeira deixadas por cometa Halley, que tem conhecido e observado desde os tempos antigos. O chuveiro é executado anualmente a partir de 19 de abril a 28 de maio. Há picos deste ano, na noite de 4 de maio e, na manhã de 5 de Maio. A segunda lua trimestre vai bloquear alguns dos meteoros menos brilhantes este ano, mas você ainda deve ser capaz de ver algumas boas se você está doente. Melhor visualização será um local mais escuro depois da meia-noite. Meteoros vai irradiar da constelação de Aquário, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 10 de maio - Lua Nova. The Moon será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 00:28 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 10 de maio - Eclipse solar anular. Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua está longe demais da Terra para cobrir completamente o sol. Isso resulta em um anel de luz em torno da Lua escura. Corona do Sol não é visível durante um eclipse anular. O caminho do eclipse começará no oeste da Austrália e mover para o leste através do Oceano Pacífico central. ( NASA Mapa e Eclipse Informações )
  • 25 de maio - Lua Cheia. The Moon será em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 04:25 UTC. Esta fase ocorre às 11:09 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas início como a flor da lua completa porque esta era a época do ano quando as flores da primavera apareceu em abundância. Esta lua também tem sido conhecido como o Full Moon plantio do milho e da Lua Leite.
  • 28 de maio - . Conjunção de Vênus e Júpiter Conjunções são eventos raros em que dois ou mais objetos aparecerão extremamente próximas entre si no céu à noite. Os dois planetas brilhantes estará dentro de 1 grau uns dos outros no céu nocturno. O planeta Mercury também será também visível nas proximidades. Olhar para o oeste, perto do sol.
  • 25 de maio - . penumbral do eclipse lunar penumbral Um eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra parcial da Terra, ou penumbra. Durante este tipo de eclipse a Lua vai escurecer um pouco, mas não completamente. O eclipse será visível em quase toda a América do Norte, América do Sul, Europa Ocidental e África Ocidental. ( NASA Mapa e Eclipse Informações )
  • 08 de junho - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 15:56 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 12 de junho - . Mercúrio em elongação oriental o planeta Mercúrio estará no seu ângulo mais afastado do Sol, conhecido como o maior alongamento. Ele estará no seu ponto mais alto no céu noturno depois do sol. Este é o melhor momento para tentar ver Mercury, uma vez que fica tão perto do Sol e não costuma subir muito alto acima do horizonte.
  • 21 de junho - . Solstício de junho O solstício de junho ocorre às 05:04 UTC. O Pólo Norte da Terra será inclinado em direção ao Sol, que terá atingido a sua posição mais ao norte no céu e estará diretamente sobre o Trópico de Câncer em 23,44 graus de latitude norte. Este é o primeiro dia do verão (solstício de verão) no Hemisfério Norte e no primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no hemisfério sul.
  • 08 de junho - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 15:56 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 23 de junho - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 11:32 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas início como o morango Lua Cheia porque sinalizou a época do ano a colher o fruto de amadurecimento. Também coincide com o pico da temporada de colheita de morango. Esta lua também foi conhecido como a Rosa Lua Cheia e Lua de Mel completa.
  • 08 de julho - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 07:14 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 22 de julho - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre na 18:15 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas adiantados como a Lua Buck completa porque o corcovado homem iria começar a crescer os seus novos chifres nesta época do ano. Esta lua também foi conhecido como a Lua completa do trovão e da Lua Hay completa.
  • 27 de julho de 28 - . Delta Aquarids Meteor Shower A Delta Aquarids um chuveiro média que pode produzir até 20 meteoros por hora em seu pico. É produzido por detritos deixados por cometas Marsden e Kracht. O chuveiro é executado anualmente a partir de 12 julho - 23 agosto. Há picos deste ano na noite de 27 de julho e manhã do dia 28 de julho. A segunda lua trimestre irá bloquear a maioria dos meteoros fracos, mas você ainda deve ser capaz de pegar algumas boas se você está doente. Melhor visualização será um local mais escuro depois da meia-noite. Meteoros vai irradiar da constelação de Aquário, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 06 de agosto - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 21:51 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 11 de agosto de 12 - . Perseidas Meteor Shower As Perseidas é uma das melhores chuvas de meteoros para observar, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. É produzido por cometa Swift-Tuttle, que foi descoberto em 1862. As Perseidas são famosas pela produção de um grande número de meteoros brilhantes. O chuveiro é executado anualmente a partir de 17 julho - 24 agosto. Há picos deste ano, na noite de 11 de Agosto e na manhã de 12 de Agosto. A lua do primeiro trimestre será definido pouco depois da meia-noite deixando um céu escuro para o que deveria ser um excelente show. Melhor visualização será um local mais escuro depois da meia-noite. Meteoros vai irradiar de constelação de Perseu, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 21 de agosto - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 01:45 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas adiantados como a Lua Sturgeon completa porque o grande peixe esturjão dos Grandes Lagos e outras grandes lagos foram mais facilmente capturados nesta época do ano. Esta lua também foi conhecido como a Lua milho verde ea Lua Grain.
  • 27 agosto - . Netuno em Oposição O planeta gigante azul vai estar em sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminado pelo sol. Este é o melhor momento para ver e fotografar Netuno. Devido à sua extrema distância da Terra, ela só vai aparecer como um pequeno ponto azul em todos, mas os mais poderosos telescópios.
  • 05 de setembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 11:36 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 08 de setembro - . Conjunção da Lua e Vênus A Lua vai passar dentro de cerca de metade de um grau do planeta Vênus no céu no início da noite. A lua crescente fina será a magnitude -10,4 e Vênus estará em magnitude -4.5. Olhe para os dois objetos baixo no céu ocidental no início da noite. A dupla será visível no céu noturno por cerca de 2 horas após o pôr do sol.
  • 08 de setembro - Conjunção de Vênus e Saturno. os dois planetas 3 graus um do outro no céu no início da noite. Vênus estará em magnitude -4,6 e Saturno estarão em magnitude -1.1. Olhe para os dois objetos baixo no céu ocidental no início da noite. A dupla será visível no céu noturno por cerca de 2 horas após o pôr do sol.
  • 19 de setembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 11:13 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas adiantados como a Lua Corn completa porque o milho é colhido nesta época do ano. Esta lua também é conhecido como o Harvest Moon. A lua cheia é a lua cheia, que ocorre mais próximo ao equinócio de Setembro de cada ano.
  • 22 de setembro - . setembro Equinox O equinócio de setembro ocorre às 20:44 UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e de noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia do outono (equinócio de outono) no Hemisfério Norte e no primeiro dia da primavera (Equinócio da Primavera) no hemisfério sul.
  • 03 de outubro - . Urano em Oposição O planeta azul-verde estará em sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminado pelo sol. Esta é a melhor hora para ver Urano. Devido à sua distância, ela só vai aparecer como um pequeno ponto azul-verde em todos, mas os mais poderosos telescópios.
  • 09 de outubro - . Mercúrio em elongação oriental o planeta Mercúrio estará no seu ângulo mais afastado do Sol, conhecido como o maior alongamento. Ele estará no seu ponto mais alto no céu noturno depois do sol. Este é o melhor momento para tentar ver Mercury, uma vez que fica tão perto do Sol e não costuma subir muito alto acima do horizonte.
  • 12 out - . Astronomy Day Part 2 Astronomy Day é um evento anual destinado a fornecer um meio de interação entre o público em geral e vários entusiastas da astronomia, grupos e profissionais. O tema do Dia da Astronomia é "Trazer Astronomia para o povo", e neste dia astronomia e observação de estrelas clubes e outras organizações ao redor do mundo irá planejar eventos especiais. Você pode descobrir mais sobre eventos locais especiais em contato com o clube de astronomia local ou planetário. Você também pode encontrar mais sobre o Dia da Astronomia, verificando o site pela Liga Astronômica .
  • 05 de outubro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 00:34 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 7 de outubro de 8 - . Draconids Meteor Shower Os Draconids é uma chuva de meteoros menores produzindo apenas cerca de 10 meteoros por hora. É produzido por grãos de poeira deixados por cometa 21P Giacobini-Zinner, que foi descoberto pela primeira vez em 1900. O chuveiro é executado anualmente a partir de outubro 06-10 e picos deste ano na noite do dia 7 e manhã do dia 8. A lua crescente fino irá definir no início da noite deixando céus escuros para melhor observação. Melhor visualização será apenas depois da meia-noite a partir de um local escuro longe das luzes da cidade. Meteoros vai irradiar da constelação de Draco, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 18 de outubro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 23:38 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas antecipada, como Caçadores da Lua Cheia, porque nessa época do ano, as folhas estão caindo e que o jogo é de gordura e pronto para caçar. Esta lua também foi conhecido como a Lua Viagens e Lua de Sangue. Esta também será a menor lua cheia do ano, porque ele vai estar perto de apogeu, seu ponto mais distante da Terra.
  • 18 de outubro - . penumbral do eclipse lunar penumbral Um eclipse lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra parcial da Terra, ou penumbra. Durante este tipo de eclipse a Lua vai escurecer um pouco, mas não completamente. O eclipse será visível em quase todo o mundo, exceto para a Austrália e extremo leste da Sibéria.
    ( NASA Mapa e Eclipse Informações )
  • 21 de outubro de 22 - . Orionids Meteor Shower Os Orionids um chuveiro média produzir até 20 meteoros por hora em seu pico. É produzido por grãos de poeira deixados por cometa Halley, que tem sido conhecida e observada desde os tempos antigos. O chuveiro é executado anualmente de 2 outubro - 7 novembro. Há picos deste ano, na noite de 21 de Outubro e na manhã de 22 de Outubro. A lua minguante minguante irá bloquear alguns dos meteoros neste ano, mas os Orionids tendem a ser bastante brilhante por isso ainda poderia ser um bom show. Melhor visualização será um local mais escuro depois da meia-noite. Meteoros irá irradiar a partir da constelação de Órion, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 03 de novembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 12:50 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 03 de novembro - . Eclipse Solar Hybrid Um eclipse solar híbrido ocorre quando a Lua está quase perto demais da Terra para bloquear completamente o sol. Este tipo de eclipse aparece como um eclipse total a algumas partes do mundo, e aparece anelar aos outros. O caminho do eclipse começará no Oceano Atlântico ao largo da costa leste dos Estados Unidos e se mover para o leste através do Atlântico e em toda a África central. ( NASA Mapa e Eclipse Informações )
  • 04 de novembro, 5 - . Táuridas Meteor Shower Os Táuridas é uma chuva de meteoros menores de longa duração, produzindo apenas cerca de 5-10 meteoros por hora. É incomum, pois consiste em duas correntes distintas. O primeiro é produzido por grãos de poeira do asteróide 2004 TG10. A segunda corrente é produzida por detritos deixados por cometa 2P Encke. O chuveiro é executado anualmente do 7 setembro até 10 de dezembro. Há picos deste ano na noite de 4 de novembro. Este é um excelente ano, porque não haverá luar estragar o show. Melhor visualização será apenas depois da meia-noite a partir de um local escuro longe das luzes da cidade. Meteoros vai irradiar da constelação de Touro, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 17 de novembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 15:16 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas adiantados como a Lua Beaver completa porque esta era a época do ano para definir as armadilhas de castor antes dos pântanos e rios congelou. Ele também foi conhecido como a Lua gelado e Lua do Caçador.
  • 16 de novembro de 17 - . Leónidas Meteor Shower As Leónidas um chuveiro média, produzindo uma média de até 15 meteoros por hora em seu pico. Este chuveiro é o único que tem um pico ciclônica a cada 33 anos, onde centenas de meteoros por hora podem ser vistas. Essa última delas ocorreu em 2001. As Leónidas é produzido por grãos de poeira deixados por cometa Tempel-Tuttle, que foi descoberto em 1865. O chuveiro é executado anualmente a partir de novembro 06-30. Há picos deste ano, na noite do dia 16 e manhã do dia 17. Infelizmente, o brilho da lua cheia vai bloquear muitos dos meteoros neste ano, mas se você está doente você ainda deve ser capaz de pegar algumas boas. Melhor visualização será um local mais escuro depois da meia-noite. Meteoros vai irradiar da constelação de Leo, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 28 de novembro - . Comet ISON maior aproximação com o Sol recém-descoberto cometa ISON fará a sua maior aproximação ao Sol em 28 de novembro. Se o cometa sobreviveu o seu encontro com o Sol, poderia ser um dos cometas mais brilhantes dos últimos tempos. Alguns astrônomos estimam que ele poderia até mesmo ser brilhante o suficiente para ser visto durante o dia. Em agosto e setembro, o cometa vai começar a ser visível no céu da manhã em locais escuros com telescópios. Em outubro ele vai começar a ser visível a olho nu, e vai continuar a ficar mais brilhante, até 28 de novembro. Se o cometa sobrevive, será visível no início da manhã e do céu no início da noite e pode ser quase tão brilhante quanto a Lua cheia. Alguns astrônomos já estão chamando-o cometa do século.
  • 03 de dezembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre às 00:22 UTC. Esta é a melhor época do mês para observar objetos tênues, como galáxias e aglomerados de estrelas, porque não há luar interferir.
  • 13 de dezembro de 14 - . Geminids Meteor Shower Os Geminids é o rei das chuvas de meteoros. É considerado por muitos como o melhor chuveiro nos céus, produzindo até 120 meteoros por hora multicoloridas em seu pico. É produzido por detritos deixados por um asteroide conhecido como 3200 Phaethon, que foi descoberto em 1982. O chuveiro é executado anualmente a partir de dezembro 07-17. Há picos deste ano, na noite do dia 13 e manhã do dia 14. A lua minguante cera irá bloquear alguns dos meteoros neste ano, mas os Geminids são tão brilhantes e numerosos que ainda deve ser um bom show. Melhor visualização será um local mais escuro depois da meia-noite. Meteoros vai irradiar da constelação de Gêmeos, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.
  • 17 de dezembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e vai ser totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre às 09:28 UTC. Esta lua cheia era conhecido por tribos nativas americanas início como a lua fria completa, porque esta é a época do ano, quando o ar frio do inverno se instala e as noites se tornam longas e escuras. Esta lua também foi conhecido como a Lua Antes Yule ea completa longas noites de lua.
  • 21 de dezembro - . dezembro Solstice O solstício de dezembro ocorre às 17:11 UTC. O Pólo Sul da Terra será inclinado em direção ao Sol, que terá atingido a sua posição mais ao sul no céu e estará diretamente sobre o Trópico de Capricórnio em 23,44 graus de latitude sul. Este é o primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no Hemisfério Norte e no primeiro dia do verão (solstício de verão) no hemisfério sul.
  • 21 de dezembro de 22 - . Ursídios Meteor Shower Os Ursídios é uma chuva de meteoros menores produzindo apenas cerca de 5-10 meteoros por hora. É produzido por grãos de poeira deixados por cometa Tuttle, que foi descoberto pela primeira vez em 1790. O chuveiro é executado anualmente a partir de dezembro 17-25. Há picos deste ano na noite do dia 21. Este ano, a segunda lua trimestre vai ser brilhante o suficiente para esconder tudo, mas os meteoros mais brilhantes. Se você está doente, você ainda pode ser capaz de pegar alguns bons. Melhor visualização será apenas depois da meia-noite a partir de um local escuro longe das luzes da cidade. Meteoros vai irradiar da constelação Ursa Menor, mas pode aparecer em qualquer lugar no céu.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Conteudo para OBA 2013!!!

Atenção alunos segue abaixo conteúdo para estudar para OBA 2013!!!

Nível 2: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite,horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano luz,origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites (VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). Energia: Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”, Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica,Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos e de água, Dicas de Conservação de Energia e Água, Prática dos 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. 

Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano, luz, mês -luz, dia luz e segundo luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais. Energia:Educação Ambiental, Conservação dos Recursos Naturais e da Energia, Cultura do “Saber Cuidar” e do “Não Desperdício”. Formas e Fontes de Energia, Energia Elétrica, Formas de Geração de Energia Elétrica, Caminhos da Energia Elétrica (Geração, Transmissão e Distribuição), Considerações técnicas sobre a energia (tensão, corrente, potência de aparelhos e equipamentos), Cuidados com a Energia, Consumo de aparelhos eletrodomésticos, Leitura do medidor de consumo residencial, Dicas de Conservação de Energia e Água e Prática dos 3 R:Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Descubra as palavras

 Segue abaixo o link para iniciar o desafio! Boa sorte!

O corpo humano!
O que tem na praia?